É melhor ser feliz do que estar certo!!

Que situações ilustram este tipo de situação?

Em várias discussões do casal acontecem brigas homéricas por conta de assuntos que no fundo não são relevantes para o casal, tudo gira em torno do “quem está certo”.

Pode até parecer bobo, quando olhamos de fora, mas durante a discussão, não fica tão bobo assim não. Quando o clima entre o casal já está em uma situação delicada e uma discussão assim inicia normalmente o assunto não fica só no foco da discussão é desviado e começam a discutir problemas passados. 

Neste caso, ambos têm feridas antigas, algumas abertas outras não e muitas são colocadas na mesa de discussão. Quando isso acontece as probabilidades de a discussão se tornar uma briga feia é muito grande. 

Como posso evitar essas brigas?

Excelente pergunta! e é agora que usamos a frase…é melhor ser feliz do que estar certo!

A discussão normalmente se inicia por algo que não é tão relevante, mas que denota que um cônjuge quer colocar a sua ideia como certa sobre a do outro. 

Com isso, dependendo do clima que há entre os dois, a discussão pode ser leve ou não. Vamos analisar uma situação de estresse, o que normalmente acontece é que quanto mais extensa se torna a conversa mais intensa ela fica. 

Entretanto, quando você está neste campo de conflito o importante é agir como o personagem do ator Jaden Smith no filme “Antes da Terra” , tome consciência da situação, entenda  como você lida, se o ponto discutido realmente é importante para você e quanto é significativo.

Desta forma muitas vezes você está discutindo por algo que não é tão relevante para você e no fundo você só quer provar que você está certo. 

Logo entendemos que o divisor de águas neste momento vai ser o seu emocional, sim o seu emocional. Se você estiver tranquilo, discussões acaloradas não vão te tirar do sério e poderá refletir sobre os assuntos, esfriar a cabeça, aceitar o ponto do seu cônjuge. 

Algumas formas de suavizar estes conflitos no dia a dia

Use de bom humor – Use o bom humor para dar leveza ao momento, mas entenda bem! Usar o humor não é fazer piada com a situação do outro. Isso pode piorar muito as coisas entre vocês.

Use tons amenos para a conversa, não seja incisiva – Em uma conversa mais quente o tom da sua fala pode ser como jogar gasolina na fogueira então calma e cuidado neste momento, algumas etnias como a italiana e a espanhola, por natureza são bastante expressivas, é importante ter um cuidado especial nestes momentos.

Coloque-se no lugar do seu parceiro verdadeiramente – Entenda o momento de vida do seu cônjuge, coloque-se no lugar dele, considerando todas as variáveis como trabalho, rotina, família, finanças, enfim tudo que possa estar estressando seu parceiro e apartir daí converse com ele. 

Exercite a escuta ativa – ouça o seu parceiro, se esforce para entender o lado dele, faça perguntas e mostre que está interessada no lado dele também. Algo que não pode acontecer é virar uma conversa de loucos cada um falando sobre o seu ponto sem ouvir o outro. 

Aqui vai uma dica!

Aceitar não quer dizer que você concorda ou discorda, apenas que você entendeu com o que ele pensa e que aceitou, simples assim. 

Esta dica parece boba, mas quando você começar a pensar assim vai entender o poder que isso tem na sua vida e a liberdade que vai te proporcionar. 

Aceitar uma situação não é a mesma coisa que mudar a sua forma de pensar, mas sim respeitar a forma que o seu parceiro pensa. 

No início é mais complicado praticar esta técnica para pessoas mais sanguíneas, entretanto a prática leva a perfeição e lembre-se É MAIS IMPORTANTE SER FELIZ DO QUE ESTAR CERTO!

Veja também!

10 dicas de como Salvar um Casamento

Nem sempre um casamento precisa mesmo ser salvo. Mas se você estiver determinado a isso, veja essas dicas Quantos casais de amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *